17 3411-1300 | 17 9 8111-5858 | 17 9 8147-0331
celiflex@celiflex.com.br
O que são fungos?

O QUE SÃO FUNGOS?

Os fungos são seres vivos ao mesmo tempo muito comuns, e desconhecidos.

São fundamentais para a ecologia do planeta, atuando lado a lado com as bactérias no processo de reciclagem de matéria e são muito importantes na fabricação de produtos muito consumidos no mundo inteiro, como o álcool etílico, queijos e pães.

Possuem características comportamentais, de alimentação e de reprodução completamente únicos entre os seres vivos.

Os fungos são os representantes do Reino Fungi, e constituem um grupo com aproximadamente 200.000 espécies, que sobrevivem nos mais diversos ambientes do planeta. O que pode ser mais freqüentemente encontrado em nosso dia-a-dia.

Existem substâncias produzidas por fungos que podem ser extremamente tóxicas ( como por exemplo o cogumelo que cresce sobre o esterco do gado, extremamente prejudicial à saúde humana), e ainda outras substâncias com poderes alucinógenos ( como o LSD, produto sintético, proveniente de uma substância produzida por um fungo, assim como os cogumelos utilizados em rituais alternativos de alucinógenos. O uso excessivo de algum deles provoca casos de desintegração mental que exigem internamento psiquiátrico).

O Reino Fungi é formado por organismos heterotróficos e eucarióticos. São, na maioria das vezes multicelulares ( como os cogumelos e os bolores), mas também podem ser unicelulares, como no caso da levedura. Os fungos pluricelulares possuem constituições anatômicas diferentes de todos os demais seres vivos. Seu corpo é dividido entre o micélio e o corpo de frutificação, que é o responsável pela reprodução dos mesmos, que se dá a partir dos esporos, que são células reprodutoras. Já o micélio é constituído por uma trama de filamentos, chamados de hifas. Assim, como as partículas dos alimentos em contato com o micélio são muito grandes, as hifas liberam enzimas digestoras no meio que estão inseridas, para que realizem a chamada digestão extra-celular. Depois disso, o alimento está pronto para ser ingerido, e sua energia aproveitada pelo fungo. Dessa forma, a ação e o modo de vida desses seres vivos provoca o apodrecimento de muitos alimentos e matérias orgânicas.

Apesar de muitas vezes asquerosos, e até prejudiciais ao Homem, os fungos tem grande papel em nossas vidas, e uma responsabilidade ambiental enorme. Assim como as bactérias, eles são importantes recicladores de matérias na Terra, um papel fundamental. Existem sim os danos ao meio humano, mas nada que um pouco de cuidado, como deixar materiais orgânicos sempre secos, alimentos bem protegidos não resolva. O meio-ambiente agradece.

 
Formulário de Contato
NOME:
TELEFONE:
E-MAIL:
MENSAGEM:
Av. Joaquim Ferreira Costa, 337 – Distrito Industrial V
Votuporanga / SP – CEP 15505-131

(17) 3411-1300
(17) 9 8111-5858
(17) 9 8147-0331

vendas@celiflex.com.br
celiflex@celiflex.com.br